GEP Stricto Sensu

05

Carga Horária

O Grupo de Estudo em Pesquisa para Mestrado Profissional possui duração máxima de 24 meses (o desejável são 20 meses). Cada aluno deverá cumprir uma carga horária de 1200 horas de atividades, o que equivale a um total de 36 créditos. Cada aluno cursará 36 créditos (720 horas) em disciplinas obrigatórias  e (480 horas) de atividades extracurriculares. As disciplinas trarão uma visão geral do curso e do mercado de trabalho, e junto a seus orientadores, os alunos se aprofundarão no campo de interesse para seu trabalho final de curso.

Evento de abertura de Curso

Na primeira semana de aula, os alunos selecionados farão parte de um Evento de Abertura de Curso com o professor que ministrará o módulo e a coordenadora do Curso para todos os esclarecimentos referentes ao desenvolvimento do Mestrado.

Disciplinas Núcleo

Visam apresentar uma visão integrada no campo das Ciências da Educação, Ciências Naturais, Ciências Sociais e Gestão. São constituídas por disciplinas obrigatórias e por ampla gama de disciplinas eletivas.

Disciplinas Obrigatórias

As Disciplinas Obrigatórias foram desenhadas para fornecer uma sólida formação teórica aos estudantes, em uma perspectiva transdisciplinar, relacionando a abordagem teórica e com os desafios reais enfrentados no desenho e implementação de práticas sustentáveis. Devem ser cumpridas por todos os alunos durante o curso.

Treinamentos de Campo

Parte significativa das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos no curso está concentrada nos treinamentos de campo. Eles têm como objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de ganhar experiência sobre abordagens de desenvolvimento em diferentes condições e realidades. A cada nova turma o programa procura identificar projetos e parceiros para viabilização do treinamento de campo em áreas e regiões distintas onde projetos relacionados à prática do desenvolvimento sustentável possam ser desenvolvidos.

Objetivos

Os alunos egressos do Grupo de Estudo em Pesquisa para Mestrado Profissional são habilitados a traduzir seu compromisso com os princípios e práticas do desenvolvimento educacional, em uma participação consistente e ativa, no desenho e implementação de planos, programas e projetos em uma perspectiva interinstitucional, a partir do diálogo com agentes de diferentes setores da sociedade. O Programa destina-se a formar líderes profissionais altamente qualificados, em uma abordagem “generalista”, com conhecimentos substantivos necessários para analisar e diagnosticar problemas multidimensionais, seja em instituições públicas, privadas e do terceiro setor, ou como profissionais autônomos.

Diferenciais

  • Incentivo à Pesquisa e Publicação.
  • A metodologia de ensino centrada no aluno leva ao ambiente de aprendizagem problemas reais, e referentes à vivência profissional de cada um, possibilitando uma intensa troca de experiências e visões.
  • O corpo docente é constituído por profissionais com sólida formação acadêmica e competências nas áreas de administração e estratégia empresarial.
  • Permite ao profissional resolver problemas relevantes, exercitando seu senso crítico sobre os prós e contras de cada alternativa de ação.

Orientação

Deve ser desenvolvido sob orientação de um professor-orientador e versar sobre temas relacionados às praticas de uma educação sustentável. Por se tratar de um Grupo de Estudo em Pesquisa para Mestrado Profissional, o trabalho de conclusão deverá ser apresentado no formato de uma dissertação.  A confecção deste trabalho é uma exigência da Coordenação do Curso.

Informações

Duração: 2 anos

Titulação: Mestre

Inscrições

Público Alvo

O público preferencial é o profissional do serviço que atua fora da pesquisa. Apesar da perspectiva de não formar pesquisadores, destaca-se que a pesquisa é a parte integrante do curso e os mestrandos deverão ser capazes de utilizar, reconhecer e localizar a pesquisa nos seus campos de atuação.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?

O “Mestrado Profissional” enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta é a única diferença em relação ao “Mestrado Acadêmico”. Confere idêntico grau de mestre, inclusive para o exercício da docência. Como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma.
fonte: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

No Mestrado Profissional é preciso desenvolver necessariamente uma dissertação?

O trabalho de conclusão final do curso poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas entre outros.
fonte: CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Será necessário comparecer a todas as aulas presencialmente?

Como forma de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e ampliar a oferta a alunos que têm compromissos profissionais em horário comercial, algumas disciplinas do curso serão oferecidas na modalidade EAD.

Saiba mais informações sobre: Funcionamento dos Programas, Matrícula, Admissão, Orientação, Avaliação e outros assuntos acessando as Normas Complementares para Grupos de Estudos em Pesquisas.