9 dicas de estudo para o fim de semana

26-10-17 FIG 0 comment

Reunimos 9 dicas de estudos para o fim de semana e otimizar o seu tempo. Organize-se e saia na frente.
  1. Faça um cronograma
Um que você vá cumprir, de preferência. Assim que for recebendo as tarefas, encaixe-as no cronograma e divida o tempo da maneira mais proveitosa.  
  1. Não acumule a matéria
Muitos preferem dar uma lida na matéria antes mesmo da aula referente ser lecionada, o que faz com que você tenha um interesse maior (pois já tem uma noção do conteúdo), possa tirar dúvidas e comece a criar conexões entre o que leu e o que o professor fala.  
  1. Faça anotações
Elas te ajudam a compreender melhor a matéria e ainda evitam que você durma ou viaje na maionese enquanto o professor explica. Dica: se o professor passa os slides para você estudar, não copie os slides, copie o que ele fala e que não está nos slides. Copiar os slides pode te fazer perder o foco da aula e é irrelevante se ele vai passar o material depois.  
  1. Durma bem e faça atividade física
O sono é tão traiçoeiro que se você passa algumas noites sem dormir isso prejudica seu aprendizado e todas as outras funções básicas . Enfim, às vezes é melhor dormir algumas horinhas e tentar lembrar algo a virar a noite decorando o conteúdo e dormir em cima da prova. Outro ponto é referente aos exercícios físicos, aqueles que você nunca tem tempo ou coragem, que ajudam a aliviar o estresse e contribuem para sua saúde.  
  1. Encontre seu ambiente de estudo
Encontre um lugar em que você possa estudar. Alguns conseguem concentrar com música, enquanto outros só conseguem aprender em locais extremamente silenciosos. Outro caso é quando você está em um ambiente barulhento e usa a música para abafar os sons ao redor. Uns preferem grupos de estudo e outros estudar sozinho. Descubra em qual situação você consegue fixar mais conteúdo.  
  1. Faça pausas
Sabe quando você está arrancando os cabelos porque já tentou resolver um exercício mil vezes e não conseguiu a resposta? Então, é hora de fazer uma pausa para dar uma relaxada e, quando voltar, descobrir seu erro bobo na questão.  
  1. Faça associações
Quem nunca decorou as iniciais de uma lista enorme de itens que cairiam na prova, fez musiquinha ou formou palavras/frases com as variáveis das fórmulas? O ato de fazer associações te ajuda a lembrar. Não só os famosos macetes, mas associar o conteúdo, entender o que você está lendo  
  1. Dê um tempo naquilo que te distrai
Acho que você já entendeu que ficar checando a conversa daquele grupo no Whatsapp a cada dez minutos não vai te ajudar a otimizar seu tempo.  
  1. Não tente passar você mesmo para trás
Se você estabelece duas horas de estudo e passa meia hora bordando um gráfico no caderno para não precisar fazer todos os exercícios, saiba que o único prejudicado na história é você. Ninguém pode aprender ou fazer a prova por você, então todo aquele tempo que você passa enrolando poderia ser usado a seu favor. Sentiu uma pontinha de culpa? Não faz mal, a culpa é o primeiro passo para você começar a estudar.  


Leave a reply


*